Massagens Bioenergéticas

Bioenergética, Massagens Reichianas, Biossíntese, Massagem dos 4 elementos, baseada em Jung.

“A bioenergética é uma técnica terapêutica que ajuda o indivíduo a reencontrar-se com o seu corpo, e a tirar o mais alto grau de proveito possível da vida que há nele. Essa ênfase dada ao corpo inclui a sexualidade, que é uma das suas funções básicas. Inclui também as mais elementares funções de respiração, movimento, sentimento e autoexpressão. O indivíduo que não respira corretamente reduz a vida de seu corpo. Se não se movimenta livremente, limita a vida de seu corpo. Se não se sente inteiramente, estreita a vida de seu corpo e, se sua auto-expressão é reduzida, o indivíduo terá a vida do seu corpo restringida…

A bioenergética é uma aventura de autodescoberta. Ela difere de formas similares de exploração da natureza do ser por tentar e perseguir o objetivo de compreender a personalidade humana em termos de corpo humano. Poderíamos afirmar com facilidade que o que acontece com o corpo necessariamente afeta a mente, mas isso não se constitui em nenhuma novidade. Minha posição é que os processos energéticos do corpo determinam o que acontece na mente, da mesma forma que determinam o que acontece no corpo.

O objetivo da bioenergética é ajudar o indivíduo a retomar sua natureza primária que se constitui na posição de ser livre, seu estado de ser gracioso e sua qualidade de ser belo. A liberdade, a graça e a beleza são atributos naturais a qualquer organismo animal. A liberdade é a ausência de qualquer restrição ao fluxo de sentimentos, enquanto a beleza é a manifestação da harmonia interna que tal fluir provoca. Esses fatores denotam um corpo saudável e, portanto, uma mente saudável.
 
A natureza primária de um ser humano é ser aberto à vida e ao amor. Estar resguardado, encouraçado, descrente e fechado vem a ser a segunda natureza da nossa cultura. Esta é a forma que adotamos para nos protegermos de sofrimentos, mas quando tais atitudes tornam-se caracterológicas ou estruturais em nossa personalidade, passam a constituir-se em uma dor ainda mais séria, provocando uma motilação ainda mais grave que aquela sofrida originalmente.
 
A bioenergética tem como objetivo ajudar o indivíduo a abrir seu coração para a vida e para o amor. Essa não é uma tarefa fácil. O coração está muito bem protegido em sua caixa óssea, e os caminhos que levam a ele estão fortemente defendidos, tanto física como psicologicamente. Essa defesa deve ser entendida e trabalhada para que possamos alcançar o objetivo descrito. Mas se este não for atingido, o resultado é trágico. Atravessar a vida com o coração encarcerado é como fazer uma viagem transoceânica trancado no porão de um navio. Todo o significado, a aventura, a excitação e a glória de viver estão longe de poderem ser vistos e tocados”. Por Alexander Lowen, da obra “Bioenergética”, Cap I, Summus Editorial.
 
VIVÊNCIAS COM EXERCÍCIOS BIOENERGÉTICOS
 
As vivências individuais ou em grupos com exercícios bioenergéticos ajudam as pessoas a ampliar a vitalidade, a capacidade para o prazer, o autoconhecimento, aumentando o estado vibratório e a circulação de energia no corpo, aprofundando a respiração e ampliando a auto-expressão e expansão de consciência. Ao aprender a dinâmica dos exercícios bioenergéticos a pessoa pode praticá-los em casa!